Gabriela, Cravo e Canela

Eu li Gabriela, Cravo e canela mês passado. E vi o trailer do filme Capitães de Areia, leitura obrigatória na escola, mas que eu não li =/ Mas não se aveche, esse ano eu ainda leio. Eu não sabia que Jorge Amado escreveu Capitães aos 24 anos de idade, minha idade. Ainda estou pasmo com a informação e passo a namorar com vontade a ideia de tentar botar algo no papel. Na verdade, já comecei, ano passado mesmo. Mas quando falta talento, o trabalho duro deve se impor. Portanto, estou mastigando capítulo por capítulo.

Ano passado eu escrevi sobre Tieta aqui no blog. Ainda estou apaixonado pela Bahia, terra do meu pai e aonde passei muito da minha infância.

De qualquer maneira, nesse ano, em que Jorge Amado completaria 100 anos, recomendo demais o autor baiano que – sem eu perceber – entrou para a minha prateleira de autores preferidos. E quem imaginaria, hoje eu trabalho com o sobrinho dele aqui na Abril. Leia muito Jorge Amado e se apaixone pela beleza sensual, crua e feminina de suas personagens, se intrigue com as complicadas relações políticas dos coronéis baianos, suas vozes graves e seus jagunços e entenda o momento econômico do ciclo do cacau, quantas delícias.

Gabriela virou filme em 1983 e novela em 1960 e 1975. Esse ano, a Globo já está gravando mais uma adaptação para a faixa das 23h, nos mesmos moldes de “O Astro”, ano passado.

Atualizado

Vazou na internet um clipe de 10 minutos da nova versão, que promete ser MUITO boa.

2 comentários sobre “Gabriela, Cravo e Canela

  1. A Globo está dando um show de imagens, uma super produção.Mas cá entre nós as interpretações estão péssimas, salvo exceções, é claro.Essa sensualidade forçada da Juliana Paes está de matar e o sempre igual Humberto Martins enterrou o turco Nassib,No mais, vale a diversão e interpretações impecáveis de Antonio Fagundes e a boa surpresa Ivete Sangalo.

Comente!

